terça-feira, 27 de março de 2012

Assembleia de Delegados AAUM - 27 de Março de 2012

Na Assembleia de Delegados que decorreu esta tarde, foram debatidos alguns pontos que, com certeza, interessam a todos os estudantes. A mesma não foi deliberativa por falta de quorum, já que não estiveram presentes os 30% de representantes necessários para tal.

Falou-se na alteração da semana do Enterro da Gata que, como a maioria já deve saber, passou para a semana seguinte ao que estava inicialmente previsto, ficando agora agendada entre os dias 12 e 18 de Maio, sendo que todas as actividades a ela inerentes também sofreram alterações:
  • Imposição de insígnias: dia 12, manhã
  • Missa de finalistas: dia 12, tarde
  • Cortejo académico: dia 16, tarde
Um despacho oficial por parte da Reitoria é esperado para breve. Será, em princípio, emitido ainda esta semana, mas ainda não à certeza.

Ana Rodrigues, representante do Departamento de Saídas Profissionais e Empreendedorismo da AAUM, divulgou os dois gabinetes deste órgão, o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) e o LIFTOFF. O primeiro colabora com o Centro de Emprego de Braga e promove sessões de informação profissional e empreendedorismo, workshops sobre técnicas de procura de emprego, propostas de voluntariado, entre outros. O LIFTOFF trabalha virado para a área do empreendedorismo, que ajuda na criação do próprio emprego.

Contactos:
  • e-mail: gip@aaum.pt
  • morada: Rua D. Pedro V, número 88, 1.º andar, 4710-374 Braga
  • tlf.: 253 273 359
Mais, a Fundação AAUM irá sofrer uma reestruturação, no sentido de voltar a funcionar e a ter serviço para os alunos da Universidade do Minho. O plano de actividades está ainda a ser elaborado, e a fundação pretende começar a trabalhar o quanto antes.

Ainda, houve uma breve alusão às propinas para o próximo ano lectivo. Está pensado um aumento da mesma em quase 37 euros por aluno nas licenciaturas (não posso precisar se os mestrados e doutoramentos serão afectados), que terá como destino um fundo social para ajudar os estudantes mais carenciados. Os critérios para avaliação da situação dos alunos que poderão usufruir desde fundo são um pouco obscuros por ora.

Este é um resumo da Assembleia de Delegados de hoje. Se algum colega tiver alguma dúvida sobre o que foi aqui exposto, pode enviar as questões para o e-mail filipa.delegada.dto@hotmail.com, à margem divulgado.

Saudações académicas,
A delegada, Filipa Barros.